Post Page Advertisement [Top]

O silêncio também é uma forma de comunicação.


“Vamos desligar a música.” Yang Yang disse suavemente para a equipe. Foi a primeira coisa que ele disse além de nos cumprimentar, naquele dia de entrevista.
As sessões de fotos para grandes revistas geralmente têm música tocando. Afinal, é um ambiente onde várias pessoas, que talvez não se conheçam bem, se reúnem por força do trabalho, e o poder mágico da música pode tornar o espaço mais leve e oferecer a oportunidade de relaxar um pouco para quem está lá. Na sala de maquiagem, diante do trabalho que exigia diálogo, Yang Yang escolheu minimizar as distrações.
Naquele dia, ele estava vestido com roupas casuais brancas, assim como o que tínhamos visto em imagens anteriores, com sua fala clara e postura ereta. No início, ele não falou muito, mas parecia mais descontraído do que a imagem de “Yang Yang” nas câmeras. Talvez seja essa a sua maneira de equilibrar sua vida pública e privada.


Ao longo dos 15 anos de sua carreira, Yang Yang raramente compartilhou seu mundo interior com a mídia. Isso não se deve a alguma estratégia de marketing de sua equipe, mas sim porque ele não é o tipo de pessoa que fala muito quando conhece alguém pela primeira vez. Ele precisa de tempo para mostrar sua verdadeira personalidade, e os outros precisam de paciência para observar e captar o que ele revela silenciosamente. Seu bom amigo, o ator Meng A'sai, ao relembrar sua primeira impressão de Yang Yang, disse: “Na época, eu achava que ele era temperamental e não falava muito.” Ele acrescentou rapidamente: “Não é que ele esteja se fazendo, ele simplesmente fala pouco. Mesmo hoje em dia, quando conversamos, ele muitas vezes é o ouvinte, e se pode dizer que ele é alguém disposto a ser o 'lixo emocional' de seus amigos.”


Em 2019, Yang Yang e Meng A'sai se conheceram enquanto trabalhavam juntos na série de TV com temática militar “Glory of Special Forces”. Antes do início oficial das filmagens, o diretor Xu Ji Zhou organizou um mês de treinamento militar para eles e os apresentou como amigos no roteiro, dizendo: “Espero que vocês possam se dar tão bem na vida real quanto em cena.” Yang Yang respondeu: “Fique tranquilo, com certeza seremos bons amigos.” Foi assim que os dois amigos se conheceram pela primeira vez. Após 9 meses de colaboração no modo “companheiros de batalha”, eles realmente se tornaram muito bons amigos. “Mesmo quando não nos vemos, quase todos os dias trocamos mensagens no WeChat e fazemos chamadas de vídeo de vez em quando”, disse Meng A'sai. Ele considera Yang Yang um de seus poucos amigos íntimos na indústria do entretenimento: “Ele é uma pessoa muito sincera que é muito boa para seus amigos. E, em troca, eu também sou assim com ele. Ele gosta de lidar com tudo sozinho, e eu sei que ele não precisa do cuidado dos outros, mas sempre quero mostrar minha preocupação.”
Concordando com a opinião de seu amigo Meng A'sai, a equipe ao redor de Yang Yang também acredita que ele tem o hábito de internalizar suas emoções. Desde os 12 anos, quando entrou na Academia de Artes do Exército de Libertação Popular da China, a tenacidade militar e o comportamento de não dar explicações inúteis já estavam enraizados em sua personalidade. “Para ele, agir é mais importante do que falar”, segundo a equipe com a qual trabalha há muitos anos. Eles veem Yang Yang como alguém que demora um pouco para se abrir: “Essa forma de agir realmente se adequa a ele.”


Por muito tempo, a mídia preferiu entrevistar pessoas que são hábeis em usar palavras, gostando que elas usem palavras simples ou eloquentes para criar narrativas envolventes. No entanto, na verdade, o silêncio também é uma forma de expressão. Quando a linguagem cede lugar ao indivíduo, nossa atenção se volta para áreas que as palavras não conseguem alcançar. Isso é precisamente o que os que preferem o silêncio nos ensinam.
Aristóteles acreditava que a verdadeira amizade necessita de duas condições: em primeiro lugar, ambas as partes devem ser pessoas boas, e em segundo lugar, ambas devem ter um coração que deseja o bem um do outro. Somente assim a amizade pode perdurar, e os benefícios para ambas as partes são semelhantes. Em sua obra “Ética a Nicômaco”, ele escreveu: “Os homens não podem se conhecer até que tenham comido juntos a quantidade de sal necessária.” Com essa simples e sincera frase, ele revela que a experiência compartilhada na vida em comum é uma condição para a existência da amizade. Em certo sentido, a amizade também implica compartilhar, compartilhar a vida, compartilhar o tempo e compartilhar o eu e a alma.
No outono passado, Yang Yang e Meng A'sai embarcaram em uma viagem espontânea. Na época, ambos não tinham compromissos de trabalho, então decidiram viajar juntos para Dali, em Yunnan, pela segunda vez. Lembrando daquela viagem, Yang Yang ainda acha que foi muito especial: “Sempre nos demos bem, comemos juntos, nos divertimos juntos e até gostamos dos mesmos filmes. Naquela época, não planejamos muito a viagem, apenas caminhávamos ao longo do lago Erhai de forma casual todos os dias e nos sentíamos relaxados, tranquilos e satisfeitos. Parecia que o tempo estava passando mais devagar.”


Dois bons amigos, semelhantes e complementares. Um deles não é hábil com as palavras, é silencioso e paciente, sempre se esforça para se conter. O outro é expressivo, emocional e sabe como aproveitar a vida ao máximo. “Até certo ponto, podemos entender o interior um do outro”, diz ele, que colaborou com Yang Yang em dois projetos cinematográficos e conhece muito bem a atitude de Yang Yang no trabalho. “Ele é alguém que busca a perfeição, mas ao mesmo tempo teme causar problemas aos outros.”
Meng A'sai expressa sua admiração pelo amigo: “Ele é muito caloroso e atencioso.” No set de filmagens, Yang Yang sempre prepara presentes de encerramento ou organiza encontros para cada membro do elenco, para que todos sintam o cuidado e o calor do grupo, mas ele nunca expressa suas emoções negativas em palavras. Ele não é alguém que faz discursos bonitos; em vez disso, ele está acostumado a agir concretamente. “Ele guarda muitas coisas em seu coração”, acrescenta a equipe. “Quando é o aniversário de um membro da equipe, geralmente recebe um bolo ou um pequeno presente dele. Apesar de todos estarem ocupados com o trabalho diário, Yang Yang valoriza muito esses rituais na vida.”


Durante a entrevista, Meng A'sai compartilhou uma experiência: “Quando estávamos filmando ‘Glory of Special Forces’, houve uma vez em que eu me machuquei e quebrei um osso, e eu estava me sentindo muito mal. Enquanto eu estava deitado em casa, Yang Yang veio com quatro tigelas de macarrão de arroz e disse: ‘Coma’. Veja, ele não disse muito, mas você percebe que ele se importa muito com você.” Meng A'sai usou a expressão “irmãos” para resumir a relação emocional entre ele e Yang Yang. A convivência em grupo [na escola militar] desde a infância não apenas tornou Yang Yang disciplinado e organizado na maneira como lida com o trabalho e as coisas do dia a dia, mas também o fez valorizar profundamente as amizades com as pessoas ao seu redor. Em um período muitas vezes considerado como a “Grande Depressão da Amizade”, amizades como essa são verdadeiramente preciosas.
Diz-se que, se quisermos classificar os artistas que se formam em cada escola de arte, os graduados da Academia de Artes do Exército de Libertação Popular da China são uma presença muito especial. Ao contrário da busca pela individualidade artística que é tendência na maioria dos lugares, os graduados da Academia de Artes Militares tendem a valorizar a coletividade e a autodisciplina.


Na reunião de 20 anos dos ex-alunos da turma de 2003 da Academia de Artes Militares, todos os ex-alunos do departamento de dança vestiram camisetas comemorativas, sem exceção. No sistema militar, o coletivo sempre está acima do indivíduo, mesmo para os artistas militares. E mesmo agora, muitos anos após sua dispensa do serviço militar, as características militares ainda permanecem em Yang Yang. Para seus colegas, quando os artistas formados pela Academia de Artes Militares estão no meio de um grupo, o que eles mais valorizam não é ocupar o centro do palco ou dominar a conversa, mas sim estar dispostos a colaborar de forma a melhorar o desempenho coletivo.
“Agora, quando olho para trás, acho que é bastante interessante. Naquela época, éramos um bando de crianças que não sabia de nada, estudando dança em uma academia militar e ao mesmo tempo seguindo a disciplina militar”, lembra Yang Yang dos dias em que costumava acordar às 5 da manhã para treinar. Há 20 anos, aos 12 anos de idade, ele foi aceito tanto no departamento de dança da Academia de Artes Militares quanto na Escola de Dança de Xangai. Ele foi para Pequim sozinho, ansioso por vestir um uniforme militar e começou uma vida independente repleta de treinamento rigoroso.


Nos últimos 15 anos, Yang Yang acompanhou seus personagens, passo a passo, de menino a homem. No entanto, ele sempre demonstrou um forte interesse por papéis que envolvem ordem e disciplina. Em 2021, na série de TV “You Are My Glory”, ele interpretou o protagonista Yu Tu, um engenheiro espacial. Em 2019, durante as filmagens e lançamento em 2022 da série de TV “Glory of Special Forces”, ele desempenhou o papel de Yan Poyue, um membro das forças especiais da polícia armada, marcando sua primeira participação em um projeto com temática militar 11 anos após deixar o serviço militar. E no verão deste ano, em “Fireworks of My Heart”, ele interpretou Song Yan, um bombeiro.
O amor de Yang Yang por personagens que usam uniforme está relacionado, em certo grau, ao fato de ele próprio ser uma pessoa que valoriza a ordem e a estrutura. Ele sempre separou bem o trabalho da vida pessoal, e mesmo em suas viagens internacionais, ele não mistura seus planos de viagem pessoais com seus compromissos profissionais. “Ele tem sido assim por tantos anos. Ele trabalha seriamente quando está trabalhando e aproveita os intervalos entre dois projetos para descansar e voltar à vida cotidiana”, compartilha um funcionário que trabalhou com Yang Yang por muitos anos. Yang Yang também admite que não é uma pessoa que faça malabarismos com várias coisas ao mesmo tempo; ele prefere se concentrar no que está fazendo no momento. Como ator, ele pode controlar a preparação para seu papel e seu próprio estado de espírito; quanto ao resto, ele confia em sua equipe.


Yang Yang acredita no poder do tempo. Não são necessárias "palavras" para revelar como uma pessoa realmente é. O tempo fornecerá respostas em diferentes fases da vida.

Tradução por Yang Yang Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]